O que é Raclette?

O que é Raclette?

By In Introdução

De origem francesa e suíça (dos alpes, entre um pais e o outro), o Raclette é um queijo crú de leite de vaca. Seu nome origina da palavra francesa “racler” que significa raspar, e descreve o modo como o queijo é tradicionalmente preparado e servido. Raclette vem dês dos tempos romanos quando era usado como uma forma de moeda de troca. Fazendeiros locais têm então passado os métodos de fabricação através das gerações. É inclusive mencionado em escritos medievais como uma refeição particularmente nutritiva consumida pelos camponeses dos Alpe. Neste tempo o preparo do queijo era realizado deixando-o próximo a fogueiras e brasas. Ainda hoje é possível saborear o queijo sendo preparado desta forma em alguns restaurantes tradicionais da Europa.

Atualmente o queijo raclette é mundialmente conhecido, mas pouco disseminado no Brasil. Conheço dezenas de casos de brasileiros que conheceram o raclette no exterior e ao retornar ao Brasil a primeira coisa que fizeram foi adquirir uma racleteira para saborear esta “novidade“ em casa com os seus amigos e familiares.

Poucos produtores brasileiros de queijo produzem o raclette, e não se acha com facilidade nos supermercados para comprar ( mas não se preocupe pois temos um grande estoque para venda).

Alguns buffets e restaurantes já adotam o raclette como carro chefe. Oferecem combinações com frios, hambúrguer, entre outros.

Queijo raclette

O que achou deste post!? Sugestões, criticas? Escreva pra gente. Será um prazer trocar figurinhas sobre receitas que envolve nosso tão amado queijo raclette.

Leave Your Comments